Seja bem-vindo!


Com tempo, atenção e paciência, realmente não é difícil fazer-se a prestação de contas com a Receita Federal, com propriedade e exatidão. Como a união destes três itens em uma só pessoa não é, digamos... “coisa muito comum” surge aí uma boa oportunidade para profissionais como eu defenderem uma rendinha extra. Contudo, farei também o possível para dirimir algumas dúvidas aqui mesmo, sem, portanto, qualquer ônus para o já (reconheço) tão sobrecarregado contribuinte. Como não é uma questão de sorte, desejo a todos um Bom Trabalho!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

IMPORTAÇÃO DE DADOS DA DECLARAÇÃO IRPF2011

IMPORTAÇÃO DE DADOS DA DECLARAÇÃO IRPF2011
Quais são os dados importados da declaração de ajuste anual do IRPF2011 pelo programa IRPF2012?
·         Ficha Identificação do Contribuinte
   Todos os dados desta ficha.
·        Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica
 Nome da Fonte Pagadora
 CNPJ da Fonte Pagadora
·         Ficha Bens e Direitos
   Se valor do campo Situação em 31/12/2010 for diferente de zero, recuperam-se o código, a discriminação, localização, código do país, se exterior e o valor do campo Situação em 31/12/2010.
   Ficha Dívidas e Ônus
   Se valor do campo Situação em 31/12/2010 da dívida e ônus reais for diferente de zero, recuperam-se o código e a discriminação e situação em 31/12/2010.
·         Ficha Dependentes
   Os nomes, CPF e datas de nascimento dos dependentes na declaração completa.  
·       Ficha Dados e Identificação da Atividade Rural
   Todos os dados desta ficha
·         Ficha Bens da Atividade Rural
   Código e discriminação
·         Ficha Movimentação do Rebanho da Atividade Rural
   O estoque final do rebanho
·        Ficha Dívidas Vinculadas à Atividade Rural - Brasil / Exterior 
Recupera-se a discriminação e a situação em 31/12/2010 
Atenção: Se a importação for efetuada por meio do arquivo da declaração transmitida ou por meio do arquivo "cópia da última declaração entregue do exercício de 2011", o "nº do recibo da última declaração entregue do exercício de 2011" também será
O programa IRPF2012 importa dados do campo “nº do recibo da última declaração entregue do exercício de 2011”?
Depende. Se a importação for efetuada por meio do arquivo da declaração transmitida ou por meio do arquivo “cópia da última declaração transmitida e do recibo de entrega”, o “nº do recibo da última declaração entregue do exercício de 2011” será recuperado. Se for realizada por meio da “cópia da declaração com os dados atuais”, não será importado.
A importação é feita pelo arquivo-declaração gravado para entrega à RFB ou da cópia de segurança?
A importação pode ser feita pela cópia de segurança ou pelo arquivo da declaração gravada para ser entregue à RFB. Se utilizar a cópia de segurança, certifique-se de que o arquivo contém os mesmos dados da declaração entregue, pois a declaração do IRPF2011 pode ter sido alterada após a gravação da cópia de segurança.
Não se consegue importar dados da declaração de ajuste anual do IRPF2011. O que pode estar acontecendo?
Possivelmente não foi selecionado o arquivo com a declaração do IRPF2011 gravado pela cópia de segurança ou pela opção "Gravar declaração para entrega à RFB".
No quadro "Importação de dados da Declaração de IRPF2011", escolha o tipo de declaração que deseja fazer e selecione "Procurar em" a unidade, inclusive mìdia removível(ex.disquete, pen drive e HD externo), e a pasta que contém a declaração de IRPF2011.
O arquivo com a declaração do IRPF2011 gravada pela cópia de segurança ou pela gravação para entrega à RFB é composto dos seguintes caracteres:
·      onze dígitos, que correspondem ao número do CPF;
·      traço e a expressão IRPF;
·      traço 2011 traço 2010;
·      traço ORIGI, se a declaração for original, e RETIF, se for retificadora;
·      ponto DBK, se a declaração for oriunda de cópia de segurança ou DEC se for proveniente do arquivo gerado para entrega à RFB.
Exemplos: 11111111111-IRPF-2011-2010-ORIGI.DBK ou 22222222222-IRPF-2011-2010-ORIGI.DEC.
O IRPF2012 pode ser instalado em microcomputadores com qualquer sistema operacional, desde que se tenha a máquina virtual Java.
O que ocorre se fizer importação de dados do IRPF2011 após ter preenchido campos da declaração de ajuste anual do IRPF2012?
Os dados já digitados da declaração do IRPF2012 são perdidos, mas ao se detectar importação de dados de IRPF2011 com declaração do IRPF2012 já preenchida, o programa avisa ao usuário.
Pode-se alterar os campos cujos dados foram importados da declaração do IRPF2011?
Sim. Todos os campos cujos dados foram importados da declaração de ajuste anual do IRPF2011 podem ser alterados.
Pode-se importar de uma só vez todas as declarações do arquivo IRPF2011 gravado?
Sim, podem ser importadas uma, algumas ou todas as declarações do arquivo IRPF2011 gravado.
Para importar todas, após selecionar a pasta em que estão as declarações, clique na 1ª declaração e pressione a tecla Shift. Com esta tecla pressionada, clique na última declaração e siga os procedimentos normais de importação. 
Para importar algumas, clique na declaração e pressione a tecla CTRL. Repita este procedimento para as declarações que deseja importar e siga os procedimentos normais de importação.

Um comentário:

  1. amigo...
    estou tentando importar os dados do IRPF de 2012 / 2011, mas nao tenho nenhum arquivo DEC ou DBK, e sim um PDF.

    Como posso fazer neste caso ?

    Agradeço antecipadamente

    ResponderExcluir